Microsoft desiste do sistema de arquivos WinFS

A Microsoft está abandonando seu plano de liberar o sistema de arquivos WinFS como software avulso para instalação no Windows.

O WinFS foi incialmente anunciado como um dos três pilares do Longhorn, o projeto de sistema operacional que resultou no Windows Vista. Deveria ser um sistema de arquivos baseado na tecnologia dos bancos de dados relacionais. Em tese, isso daria mais segurança e facilidade ao armazenamento de informações no computador.

Em agosto de 2004, a Microsoft divulgou que o WinFS não faria parte do Windows Vista. O novo sistema operacional emprega o NTFS, o mesmo sistema de arquivos do Windows XP. O WinFS, porém, reapareceu como software avulso. Uma versão beta foi liberada em agosto de 2005 para desenvolvedores interessados em instalá-lo no Windows XP.

Nesta semana, Quentin Clark, líder do projeto WinFS na Microsoft, publicou em seu blog que não há mais a intenção de liberar o sistema de arquivos para instalação no Windows. Ele diz que o desenvolvimento continua, mas a empresa deverá aproveitar as tecnologias criadas nesse projeto no gerenciador de bancos de dados SQL Server e em outros produtos.

A idéia de basear o gerenciamento de arquivos no modelo dos bancos de dados não é nova. Dois exemplos de sistemas operacionais que empregam essa solução são o Pick, criado nos anos 60 por Don Nelson e Dick Pick; e o OS/400, lançado nos anos 80 pela IBM. Mas ambos são sistemas voltados para aplicações específicas, baseadas em bancos de dados.

A Microsoft vem trabalhando nessa tecnologia desde o início dos anos 90, quando ela era chamada pela empresa de Object File System. Na época, a idéia era integrá-la ao Windows NT. No entanto, levar esse modelo a computadores de uso geral parece ser um desafio extremamente complexo. E os benefícios, apesar de interessantes na teoria, ainda não foram demonstrados na prática.

Fonte: Info

 

Josué Vidal
MCP/MCSA/MCT
Comunidade IT Central: http://www.itcentral.com.br
Comnunidade TechNet: http://www.technetbrasil.com.br

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s