#DicadoDia – Gerenciamento de Nível de Servíço no Service Manager 2012 R2 – Como configurar o SLA?

Olá Pessoal,
A configuração de SLA no Service Manager pode parecer complicada no início, segue abaixo um tutorial com o passo-a-passo para configuração do gerenciamento de nível de serviço do Service Manager 2012 R2.

Conceito:
Acredito ser importante conhecer o conceito, ou seja, a estrutura de como o Service Manager 2012 R2 executa o gerenciamento de nível de serviço.
1 – Fila
    O Service Manager monitora os critérios da fila.
2- Service Level Object
    O Service Manager aplica o SLO, após confirmação positiva do critério da fila.
3- Componentes necessário para criar o SLO.
    Fila – Define os objetos dos quais será aplicado o SLO.
    Calendário – Define o início e fim do SLO.
    Métrica – Define o critério do SLO.

Passo-a-passo:
1-Criar a Fila
2-Criar Calendário
3-Criar Métrica
4-Criar SLO

1-  Criar a Fila

1- No meno Library, CLick em Queues e Click em Create Queue.
Na tela de Criação da Fila, digitar o Nome, Descrição, selecione a classe e o Management Pack.

clip_image002 clip_image004

2- Na tela de Criação da Fila, selecionar o Critétio  e avançar para visualização do resumo.

clip_image006 clip_image008

3- Fila Incidente Prioridade 1 criada com sucesso.

clip_image010

2-  Criar o Calendário 
1- No menu Administration, Click em Service Level Management, Click em Calendário ,Click em Create Calendário.
2- Na tela de Criação do Calendário, digitar o titulo, os horários de trabalho e click em OK. 

clip_image012 clip_image014

3-  Criar a Métrica
1- No menu Administration, Click em Service Level Management , Click em Metrics, Click Create Metrics.
2- Na tela de Criação da Métrica, digitar o titulo, selecionar a classe o o critério e click em OK.

clip_image016 clip_image018

4-  Criar a SLO
1- No menu Administration, Click em Service Level Management, Click em Service Level Objects, Click Create Service Level Objects.
2- Na tela de Criação do SLO, digitar o titulo, selecionar a classe e o MP e click em next.

clip_image020 clip_image022

2- Na tela de Criação do SLO, selecionar a Fila e click em Next.

clip_image024 clip_image026

3- Na tela de Criação do SLO, selecionar o calendário, a Métrica e definir os horário de SLA expirado e horário de aviso de SLA e click em Next.

clip_image028 clip_image030

3- SLO criado com sucesso.

clip_image032

Conclusão:
O SLA de Incidente Prioridade 1 já está funcionamento, para finalizar a configuração basta criar as Notificações de Aviso de SLA e SLA Expirado.

Até o próximo post,

Josué Vidal
Consultor Sênior
MVP – System Center Cloud and Datacenter Management
Microsoft Certified Solutions Expert – Private Cloud
MCP / MCSE / MCTS / MCITP / MCT
Blog: https://josuevidal.wordpress.com
Twitter: @josuevidall

Esse post foi publicado em AcadiTI, Artigos & Tutoriais, Cloud, MVA, Service Manager 2012, System Center. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s